sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Proposta de uso da História da Matemática na aplicação de conteúdos como equação do 1º e 2º graus

Em um dos módulos do Gestar II é abordada uma maneira de trabalhar a equação do 1º grau utilizando essa regra da falsa posição. Nele constam atividades sobre esse assunto.

Além disso, ao trabalhar a equação do 2º grau, é importante destacar que as fórmulas que facilitam ao desenvolvimento da equação para se chegar a uma resolução surgiu após o século XVII, mas os antigos babilônicos e árabes, inclusive Báskhara, utilizava o método de completar quadrados.

De acordo com Fragoso (2000, p. 43), os problemas eram apresentados pelos mesopotâmicos mais ou menos assim:

"Qual é o lado de um quadrado em que a área menos o lado dá 870? (O que se escreve x² + x = 870). E a 'receita' era:
Tome a metade de 1 (coeficiente de x) e multiplique por ela mesma. (0,5 X 0,5 = 0,25). Some o resultado a 870 (termo independente). Obtém-se um quadrado (870,25 = 29,5²) cujo lado somado à metade de 1 vai dar (30) o lado procurado do quadrado. "

REFERÊNCIA:

FRAGOSO, Wagner da Cunha. Uma abordagem histórica da equação do 2º grau. In: Revista do professor de matemática. N. 43, Santa Maria, RS: SBM, 2000, p. 20-25. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/veiculos_de_comunicacao/RPM/RPM43/RPM43_04.PDF, Acesso em 02 nov. 2011.

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