quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A ÁLGEBRA E OS EGÍPCIOS

De acordo com o site SoMatemática, é dos egípcios o registro mais antigo que reporta à álgebra. Ele se encontra no Papiro de Rhind, que fora escrito por volta de 1650 a.C., por um escriba de nome Ahmes, o qual apresentava em detalhes a solução de 85 problemas de aritmética, fração, cálculos de área, volumes, repartições proporcionais, equações lineares, trigonometria básica e geometria.

Além do mais, no que se refere às equações lineares, os egípcios utilizavam um método de resolução de problemas que consistia numa estimativa inicial seguida de uma correção final - método denominado pelos europeus posteriormente de "regra da falsa posição".

Segundo o site da usp, de acordo com essa regra, a incógnita x era denominada "aha" e esse método partia da escolha de um número arbitrário como valor para x. Daí, o valor que estava na expressão à esquerda era calculado e seu resultado seria comparado ao do valor à direita. Por fim, computava-se um fator de correção para chegar ao valor certo de modo que x satisfaça a expressão original.

Por exemplo, um número somado a sua terça parte é igual a oito.




A álgebra do Egito, como a da Babilônia, era retórica.

FONTES:
http://www.somatematica.com.br
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/falsaposicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário